sábado, 2 de setembro de 2023

Eslovénia


No verão de 2023 fizemos uma viagem por vários países dos chamados Balcãs, na qual incluímos também alguns destinos na Eslovénia, um dos novos países que se formaram depois da desagregação da antiga Jugoslávia, na década de 1990.

Ao contrário de todos os outros países formados a partir da Jugoslávia, que estiveram sujeitos a guerras violentíssimas durante o processo de separação do poder de Belgrado, a Eslovénia conseguiu obter a independência de forma quase pacífica. Na verdade, ainda ocorreu um breve conflito armado, designado por Guerra dos Dez Dias, logo após a declaração da independência que teve lugar a 25 de junho de 1991, mas o mesmo foi resolvido em menos de duas semanas, e a Eslovénia foi declarada como um país independente.

Este pequeno país é limitado a Norte pelos Alpes austríacos e a Oeste pela Itália, onde se encontra uma pequena extensão de costa mediterrânica, nas proximidades da cidade italiana de Trieste, que constitui o único contacto que a Eslovénia tem com o mar. Mas a sua principal fronteira é com a Croácia, seu antigo parceiro desde a formação da Jugoslávia, depois da primeira guerra mundial, com a queda do império austro-húngaro, de que ambos os países também faziam parte.

Assim, foi a partir da Croácia que fizemos a nossa visita à Eslovénia, depois de termos voado até Zagreb e termos feito pouco mais de 100 km em autoestrada, até Liubliana, a capital eslovena.

Neste momento, ambos os países fazem parte da União Europeia e têm fronteiras abertas, e até já usam o Euro (embora se trate de algo muito recente para a Croácia, que só substituiu a antiga moeda, o Kuna, no início de 2023). Mas, nesta altura, saímos de um país e entramos no outro, e quase não notamos a diferença, até porque a língua nos parece muito semelhante… pelo menos o obrigado é a mesma palavra – hvala.

Além de visitarmos a capital, a cidade de Liubliana, fomos também até ao Norte, à região de Bled, já perto dos Alpes, onde se encontram algumas atrações naturais que quisemos visitar.

Fizemos assim o seguinte percurso de carro, desde Zagreb até voltarmos de novo para a Croácia:

De seguida apresento os links que permitem aceder às crónicas da viagem que fizemos a este país:




Deixo aqui um breve balanço desta passagem pela Eslovénia. Começo pelas pessoas, que nos pareceram muito simpáticas, o que contribuiu para que a visita à bonita cidade de Liubliana fosse bastante agradável. Mas do que mais gostámos foi mesmo da zona de Bled, numa imersão pela natureza em torno deste lago espetacular, rodeado pelas bonitas paisagens dos Alpes.


Carlos Prestes


Voltar à página de Balcãs e Costa do Adriático