sábado, 24 de agosto de 2019

Sul de Itália


(Agosto de 2019)

No mês de agosto de 2019 chegámos a Nápoles com o objetivo de percorrer as principais atrações da região da Campânia, começando pelo inevitável Monte Vesúvio e pelas ruínas de Pompeia, mas também pelas pérolas do Mediterrâneo, Capri, Positano e Amalfi, e pela capital da região napolitana:


Começámos por ficar alojados em Nápoles, de onde partimos de carro para as visitas ao Monte Vesúvio e a Pompeia. Foi também a partir do porto de Nápoles que saímos no ferry que nos levou até Capri. E só nos mudámos para a Costa Amalfitana, quando quisemos percorrer as estradas estreitas e sinuosas dessa zona balnear italiana, levando-nos aos principais polos de interesse, Amalfi e Positano.

A cultura italiana é algo que sempre me fascina. As pessoas, aquela língua cantada que nos encanta, a música que se ouve em cada beco, tantas vezes clássicos de ópera que ecoam como cantigas de rua e a comida - meu Deus - a comida é um pecado. E nesta região napolitana tudo isto é potenciado, não com o requinte de outras zonas, mas com muito mais autenticidade. Por isso não poderíamos deixar de nos apaixonar por esta região de Itália, como já nos tínhamos apaixonado por outras regiões deste país fantástico.

E nesta zona do Sul de Itália encontramos alguns dos locais mais autênticos de todo o país, como os bairros típicos de Nápoles, onde podemos ser surpreendidos pela voz estridente de uma criança perguntando - dov'è la mamma? – e enquanto o grito ecoa num pátio por entre estendais de lençóis que pendem das varandas, alguém grita a resposta - la mamma è qui, bambino mio

Mas é também na envolvente desta região napolitana que encontramos alguns marcos históricos incontornáveis, como as ruínas da cidade romana de Pompeia, ou o Monte Vesúvio, que causou a sua destruição há quase dois mil anos. 

E quem estiver à procura do glamour italiano, encontrará também aqui aquele charme, tipo anúncio do Martini, em Capri ou na Costa Amalfitana.

Foi um pouco de tudo isto que fomos encontrando ao longo desta semana... e lá fomos nós:  






Já esperávamos uma viagem muito preenchida, com uma oferta diferenciada e com um misto de emoções... e foi isso mesmo que esta Itália do Sul nos ofereceu… bellissimo!


Carlos Prestes
Agosto de 2019


Voltar à página inicial do Blog