quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Roma


Esta é uma cidade que não nos cansamos de visitar, regressamos sempre com o mesmo entusiasmo e a mesma paixão, e a cidade nunca nos desilude. Tem sido assim que aqui tenho voltado várias vezes, desde a minha primeira visita, ainda nos anos 80. Uma cidade já com memórias que são só nossas, de alguns pedaços das nossas vidas que ali formam passados… como naquele Inverno de 2004, que temos ainda tão presente.
E Roma é daquelas cidades que não precisa, nem pode, tornar-se mais moderna. Por isso, encontramos sempre o mesmo centro histórico fabuloso, desta vez com os monumentos todos restaurados, ao contrário de outras ocasiões, em que os andaimes proliferavam pela cidade, e há aquela Roma Antiga do nosso imaginário, que nos envolve de preciosidades históricas, com se fosse algo banal… e há ainda a típica forma de vida italiana, que leva as multidões para a rua, pela noite dentro, os jovens nas suas vespas, a língua italiana, lindíssima, sempre ecoando por toda a parte, e a comida… sim, nunca me canso de falar da comida como uma das principais atrações deste país.

E grandeza desta "cidade eterna", como lhe chamou Fellini, só vai sendo refinada com o passar do tempo, não pela sua arquitetura monumental, que se mantém irrepreensível, mas pela vivência dos romanos, que vão aprendendo a ocupar outros bairros, mais típicos e menos turísticos, tornando-os acolhedores e charmosos, e aumentando assim a diversidade que a cidade nos pode oferecer.

A vastidão de uma cidade como Roma obriga-nos a reparti-la em zonas, para melhor a conseguirmos explorar, e foi isso que fizemos, preparámos um mapa com uma quantidade colossal de percursos - meu Deus, dezenas de quilómetros para palmilhar - e decidimos agrupá-los por temáticas ou por proximidade geográfica.
Foi assim que selecionei cada uma das zonas sobre as quais vos vou escrever, e onde irei registar, não só as experiências vividas neste mês de agosto de 2019, mas em todas as outras viagens ao longo de uma vida, que me foram deixando rendido aos encantos da capital italiana.


Terminámos assim uma nova visita a esta cidade fantástica que, mais uma vez, não nos desiludiu. É uma cidade que adoramos, tal como adoramos todo o país, de Norte a Sul, e que nos revela sempre, viagem após viagem, novas formas de nos encantar. 

Se não fosse português gostaria de ser italiano - é algo que penso há já muitos anos, desde a minha primeira viagem a Itália, ainda no meu primeiro inter-rail - mas talvez seja só o meu espírito de viajante que me foi inspirando e me fez sentir empolgado em todas as experiências vividas nas viagens que fui fazendo por terras italianas. 

As viagens dão-nos sempre uma noção especial de cada local que visitamos e, por vezes, isso distorce-nos a lucidez e tendemos a achar tudo fantástico… mas acho que em Itália isso não acontece, Itália é mesmo um país fantástico e a sua capital, esta extraordinária cidade de Roma, é um ótimo exemplo daquilo que encontramos um pouco por todo o país. 

Foi assim que, ao longo de mais de 30 anos, fui visitando este país de Norte a Sul, percorrendo os locais assinalado no próximo mapa, dos quais fui deixando os registos de cada uma das experiências nas publicações que fiz neste blogue:
Deixo-vos agora esta crónica sobre a capital, a eterna cidade de Roma, que é também a última das publicações que faço, por agora, sobre este país que me tem encantado e que sempre me fez sentir como se estivesse em casa - che bella Italia... arrivederci.

Agosto de 2019
Carlos Prestes