Saindo do aeroporto Charles de Gaulle em abril de 2023 percorremos cerca de 100 km até entrarmos na região da Normandia, uma zona que ocupa o Noroeste de França, e que concentra vestígios de uma enorme riqueza histórica, desde a época medieval, ainda bem evidente na atualidade, até aos sinais da Segunda Guerra Mundial, quando as praias da Normandia serviram de palco a um dos momentos vitais para a resolução do conflito. E depois há ainda aquela ilha lindíssima do Monte Saint-Michel, com o misticismo de um castelo encantado.
O caminho percorrido nos quatro dias em que visitámos esta região está representado no seguinte mapa:
As crónicas desta viagem vão ser divididas por cada um dos núcleos principais visitados, conforme se apresenta de seguida:
Esta foi uma viagem riquíssima, a Normandia tem uma oferta de história e cultura com uma diversidade extraordinária, com influências do período medieval bem visíveis nos centros históricos das cidades, com as suas casas feitas em enxaimel e com referências a Joana d'Arc; mas também com o lastro cultural que aqui é revelado, e que apreciámos seguindo o que serviu de inspiração a Claud Monet; mas aquilo que mais nos impressionou foram as referências à Segunda Guerra Mundial e ao desembarque militar que ali teve lugar e que muito nos comoveram.
A Normandia é uma região imprescindível para quem quiser conhecer este país e aprender um pouco mais sobre a sua história... quem tiver oportunidade de explorar esta região, não deixe de o fazer.
Carlos Prestes