Este foi um percurso feito de barco, num cruzeiro em torno da ilha de Manhattan.
Mas começámos primeiro pelo Pier 86, apenas para observar o museu do Intrepid Sea, Air & Space Museum. Vêem-se alguns aviões e o porta-aviões cá de fora, não sendo imprescindível visitar o museu para ficarmos com uma ideia das peças bélicas de maior dimensão que ali estão expostas.
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Mas a alternativa mais razoável e mais barata será a volta mais pequena que nos leva até à Estátua da Liberdade e à ponte de Brooklin, o que, na minha opinião, será suficiente. Este percurso é operado pela companhia Circleline, saem todos os dias às 10h e a viagem dura cerca de 1h e custa 29U$D e cumpre, mais ou menos, a seguinte trajetória.
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Haverá a opção de se fazer uma viagem específica para visitar o interior da Estátua da Liberdade, solução que atrai milhões de turistas todos os anos, mas confesso que me agrada mais ficar apenas perto da ilha e contemplar a estátua de fora, sem perdas de tempo nas filas enormes, mas garantindo da mesma forma a magnífica vista sobre o skyline da cidade.
De qualquer modo será interessante conhecermos um pouco mais sobre um monumento tão icónico como este.
Antes de mais a Estátua é uma referência à Liberdade como um valor que a América tem adotado como grande prioridade (só é pena que mais recentemente, na era Trump, esses valores de democracia e liberdade tivessem sido postos em causa).
A Estátua atinge uma altura de 93m, sendo que cerca de metade corresponde ao seu pedestal. Foi projetada e construída em França e oferecida aos Estados Unidos pelo chefe de estado francês, agradecendo o facto dos americanos terem vencido uma batalha contra os ingleses. A estátua pesa 160 toneladas e foi transportada de barco desde França, separada em 350 peças, numa viagem que levou mais de um ano. Depois da sua montagem na Liberty Island abriu ao público no ano de 1886.
Mas a memória tenta fazer com que as imagens perdurem e que o espírito da cidade se mantenha.